segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[Conhecendo] Sandman - O Rei dos Sonhos.

♫ “Exit light. Enter night. Take my hand. We're off to never neverland.”  ♫

É Galera, sejam bem-vindos a mais um “Conhecendo”. Dessa vez de uma HQ muito famosa, adorada pelos fãs e aprovada pelas criticas, estou falando da maior obra de Neil Gaiman, Sandman. (Fique tranquilo, pois esse post não contém Spoilers dessa obra magnânima).

Sandman conta a história do perpétuo Sandman, o mestre dos sonhos, Rei do Sonhar, e também conhecido como Morpheus. Os perpétuos são seres muito poderosos, mas não são nem deuses, nem anjos e nem demônios. Na mitologia criada por Neil Gaiman e que aparece também em outros mitos e histórias existe um conceito bem interessante, que diz que seres poderosos aparecem como encarnações de certos conceitos. Por exemplo, o Sandman é a encarnação do Sonho, então ele É o próprio sonho, e isso é bem exemplificado quando ele está preso. Os sonhos se tornaram mais sombrios e perturbadores, pessoas adormecem e nunca mais acordam. Tudo isso como um efeito colateral do que ocorreu com ele.

Outra obra do Neil Gaiman que trata bem desse conceito é o “Deuses Americanos” (que aparecerá futuramente aqui no blog), onde até novas tecnologias como a TV tem seus deuses, e quanto mais adoradores, mais poder a divindade tem.

O melhor ponto de Sandman é a analise filosófica que acontece. Toda a obra é cheia de metáforas e conceitos, os próprios combates, que não são só porradaria, mas vão para disputas e discussões, as vezes podendo até ganhar uma batalha contra milhões de demônios somente com uma frase.

A mitologia da HQ é bem rica, intercalando diferentes mitologias e mitos, dos anjos e demônios cristãos aos deuses nórdicos, dos perpétuos aos heróis comuns do universo DC (isso mesmo, a Liga da Justiça e outros heróis da DC são citados em Sandman).

Acompanhamos tudo isso com um personagem superinteressante, que é o Sandman. Ele é um cara muito estranho, até mesmo meio depressivo, que é uma parada bastante explorada, o perfil das divindades como o próprio Sandman são bem explicadas pelos próprios conceitos que os criaram. O Sandman é um pouco deprê porque as pessoas ficam depressivas quando seus sonhos dão errado, e como o próprio Sonho isso também acontece a ele.

Os arcos, os 10 originalmente publicados (porque novas histórias estão sendo feitas pro Sandman) são divididos em 75 capítulos com uma média de 26 ou 27 páginas de história. Uma história que nem é tão grande. Fullmetal Alchemist, por exemplo, que é considerado um mangá bem curto tem 108 capítulos.

Eu ainda não li Sandman inteiro, na verdade eu só li 2 arcos e estou nesse exato momento lendo o resto. Dos dois arcos que li pude perceber toda a grandiosidade da obra, uma história mais cabeça, mais inteligente e até mesmo mais sombria.

A arte é bem estranha. Não que isso signifique que ela seja feia. Mas é estranha, assim como o personagem protagonista. Então por isso ela se encaixa. Em alguns pontos é meio abstrata demais, mas não afeta toda a obra. (One Piece tem uma arte estranha e faz muito sucesso pelo roteiro, o mesmo acontece aqui).

Enfim, Sandman é um grande quadrinho. Leitura quase obrigatória para quem gosta de história sobrenaturais ou que está procurando algo mais maduro e adulto. Recomendo fortemente e espero que você se divirta lendo, assim como eu estou me divertindo.

Se você já leu deixe seu comentário abaixo. Curta nossa página no Facebook, me siga no Twitter e tenha bons Sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.