sábado, 4 de outubro de 2014

[Análise] A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin: Na guerra dos tronos ou você lê, ou você toma SPOILER!

Título: A Guerra dos Tronos.
Autor: George R.R. Martin.
Editora: Leya.
Páginas: 592.
Ano: 1996.
ISBN: 9788562936524.
Sinopse: Em A Guerra dos Tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano - cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!










Olá pessoas, bem-vindos a mais uma análise literária aqui no blog Ex Machina 9. Dessa vez o livro analisado será o primeiro volume das crônicas de Gelo e Fogo. A Guerra dos Tronos de George R.R. Martin.

Ah é claro, antes que eu me esqueça, preciso dizer que esse post tem SPOILERS do livro e consequentemente da 1ª temporada de Game of Thrones.

A Guerra dos Tronos (ou “Game of Thrones” no original) é um livro de fantasia, localizado em um mundo fictício medieval e explora, no primeiro livro os acontecimentos do continente de Westeros, onde estão localizados os 7 reinos, e também uma parte no lado oeste de Essos, nas histórias da Dany.

O livro alterna entre vários personagens num sistema chamado PDV (personagem com Ponto De Vista), trata-se de uma narração em terceira pessoa, mas que foca nos pensamentos e na visão de um único personagem. Trocando entre eles em cada capítulo. Pessoalmente eu acho esse sistema excelente, e se encaixa perfeitamente no enredo do livro, já que em cada fim de capítulo, plot twists acontecem e criam uma ansiedade para o retorno daquele personagem.

Os capítulos são curtos e o vai e vem de PDV faz com que a complexa trama se desenvolva de maneira não linear, tornando o enredo (já muito bom) ainda mais interessante.
O número de personagens é absurdo. Eu que já tinha visto a série antes de ler o livro senti um pouco mais de facilidade, já que eu já conhecia os personagens mais importantes, mas mesmo assim foi complicado, já que nos livros existem muitos outros personagens inexistentes na série.

Um ponto que me decepcionou foram as cenas de sexo. Antes de ler, vendo outras resenhas, sempre era dito que o livro tinha muitas cenas de sexo, que eram até mesmo pesadas e tudo mais. Mas eu me decepcionei, talvez porque na série o número de cenas de sexo seja maior, mas as poucas cenas que tem não assim tão pesadas como as pessoas diziam.

Em compensação, muitos diziam também que o livro não tinha tantas batalhas, que o autor não gostava de descreve-las, ok, isso é um pouco verdade. Houve a batalha dos Tully contra os Lannisters que não foi descrita, o mesmo também pra luta do Robb Stark contra o Jaime Lannister, mas ainda assim tivemos a batalha do Tywin contra o Roose Bolton que foi maravilhosamente descrita (algo que não aparece na série).

Esse livro foi um deleite para mim que depois de ver todas as temporadas da série fiquei sem ter o que ver. No início eu não estava muito afim de ler os livros, já que eu já sabia tudo que aconteceria. Mas eu precisava de mais informações daquele mundo, e se o seu caso foi o mesmo que o meu, pode ter certeza que você encontrará. A escrita do George é realmente incrível. As descrições dele são boas, mas não tão densas como as de Tolkien (tirando as descrições de roupas e comida, porque nesse caso...), e a narrativa é recheada de referências e informações. Como informações histórica (as melhores), sobre o contexto politico, em quase todos os parágrafos há nomes de outros Lordes e Casas e o contexto e fatos que se passam. Para mim cada página era mais informativa, quase que como assistir a versão sem cortes de um filme. Enquanto na série eu via as coisas acontecendo, no livro eu pude sentir e entender porque tais coisas aconteceram.

Enfim, A Guerra dos Tronos é um livro incrível, uma história excelente, surpreendente, um romance histórico num mundo fantástico. Vale muito a pena ler.

E vocês já leram? Não? Então tão esperando o que? Ah, você já leu... de boa. Deixe seu comentário ai embaixo, com suas opiniões, lamúrias, queixas, reclamações e elogios para esse livro maravilhoso.
Nota: ★★★★★ (5/5).

E não se esqueça, se você não comentar vou mandar os Gramequins e os Snarks te pegar.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.