quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Qual é melhor, filmes e séries Dublado ou Legendado?

Olá pessoas, no post de hoje quero comentar sobre a escolha entre assistir filmes e séries dublado e legendado e o prós e contras de cada opção.

Muitas pessoas declaram, na verdade berram na internet que odeiam filmes e séries dublados, que a dublagem é uma merda, que estraga a atuação dos atores originais, que a dublagem do Brasil é um lixo e tudo mais. Mas eu não penso bem assim.

Realmente, na maioria das vezes eu prefiro assistir filmes e séries legendadas, já que isso ajuda bastante se você está aprendendo ou treinando seu inglês. Ouvir o idioma que você quer aprender melhora, além da sua habilidade de entender, sua maneira de pronunciar as palavras.

Há também o fator atuação. No idioma original podemos ver as falas, entonações e vozes dos atores originais, coisa que a dublagem tira, já que vemos um dublador adaptando aquilo que o ator disse.

Mas comigo as coisas funcionam na base do costume e da qualidade. Por exemplo: Quando eu comecei a ver Supernatural eu tinha somente 7 anos e não conseguia acompanhar legendas, porque naquela época eu não conseguia ler rapidamente. Por isso assisti dublado durante vários anos, até mesmo depois de aprender a ler bem. Chegou a um ponto em que eu me acostumei com as vozes brasileiras e quando eu vejo o áudio original, acho estranho. Outro ponto que favorece isso é a qualidade da dublagem brasileira de Supernatural, com destaque para Reginaldo Primo (dublador do Dean) que consegue dar uma entonação perfeita, a voz, os trejeitos, tudo isso faz do Dean um personagem foda, na versão original não tem isso, o que me causou certa decepção. Hoje eu vejo Supernatural legendado, mas somente quando não há a versão dublado, já que eu considero ela muito melhor.

Mas há também casos que a dublagem brasileira não é tão boa, e é ai que entra o lance do costume. Eu não conseguiria ver um anime dublado, além dos clássicos dos anos 90 (que entram no argumento do costume) e não conseguiria também ver uma série como Game Of Thrones ou Breaking Bad dublado, porque eu comecei a vê-los em inglês, e por isso eu me acostumei a vê-los em inglês, e os outros idiomas me parecem estranho comparados ao original.

Enfim, a escolha entre dublado ou legendado está mais no costume que eu tenho de ver a produto e a qualidade da dublagem. Se eu nunca vi alguma série, e a dublagem não for muito boa, eu começo a ver em inglês, e assim continuo até o final (o que acontece na maioria das vezes). Isso tem seus vários pontos positivos, mas há casos em que eu grito do fundo do coração que a versão dublada é melhor. No fim, cada caso é um caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.