segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Por que algumas adaptações de Livros ficam tão ruins?

Há alguns dias atrás enquanto eu via o trailer miserável do filme “Seventh Son” a adaptação do livro “O Aprendiz” de Joseph Delaney, e realizei que o filme provavelmente ficará uma merda, eu pensei sobre as adaptações de livros para cinema, por que alguns ficam bons e outros não?
Por que temos bons filmes como Harry Potter ou boas séries como Game of Thrones e ainda assim temos adaptações horríveis como Eragon ou próprio Percy Jackson? Tudo pode ser resumido em falta de vontade.

Falta de vontade em fazer um filme bom? Obviamente não, eu falo sobre falta de vontade do próprio autor de ser mais ativo na produção dos filmes. É claro que não é culpa do Rick Riordan que os filmes do Percy Jackson não são bons, mas pelo menos um tiquinho de culpa ele tem sim.
No Harry Potter a escritora J.K. Rownling participou da produção de todos os filmes, não apenas da seleção de atores, mas também em outras questões como consultoria de roteiro, opinião em questões de produção, enfim, ela participou ativamente do filme.
O mesmo caso se repete com George Martin e a aclamada série Game Of Thrones. Martin disse numa entrevista que deu incontáveis “Não” para estúdios de Hollywood, porque ele considerava as propostas dadas pelos produtores ruins. Alguns queriam contar apenas a história do Ned num filme, outros queriam contar a trama da Daenerys, obviamente que filmes assim ficariam horríveis e por isso que George disse não.
Ele apenas aceitou a proposta dos produtores atuais da série porque ele acreditava que a TV seria o melhor lugar para se adaptar o Game of Thrones, por sua experiência de anos trabalhando com TV, como produtor e roteirista. Ele se envolve em todas as escolhas de atores, faz consultoria de roteiro e opina sobre cortes que foram feitos e ainda escreve o roteiro de um episódio da série em cada temporada.
Então baseando-se nesses dois bons exemplos de sucesso podemos notar uma grande semelhança. Nessas duas adaptações a participação do autor foi importantíssima para que fosse mantida a essência da obra. É claro que houveram vários cortes, alguns importantes, outros imperdoáveis, mas os filmes e a série ainda mantém a essência dos livros, você vê um filme de Harry Potter e sente que é Harry Potter. Diferentemente de outros maus exemplos.
George Martin numa entrevista falou sobre isso, e disse que ele considera alguns escritores culpados pelos fracassos nas adaptações. Muitos apenas se preocupam em assinar o contrato da venda dos direitos e depois só vão ver a estreia no cinema, não se envolvendo em nada nas produções dos filmes. Depois quando mudanças graves, normalmente em prol de um filme mais comercial e, portanto com maiores chances de terem bons números de bilheteria são feitas, acabam causando alvoroço tanto por parte dos fãs quanto por parte dos autores que não gostam das mudanças.
Os grandes culpados nessas situações são os autores que deixam a direção das obras inteiramente na mão dos estúdios e depois não entendem como mudanças que comprometem a essência do filme foram feitas. É claro que mudanças serão feitas, já que os produtores procuram deixar o filme mais mainstream possível, segurar as rédeas e lutar por uma obra com a essência do livro mantida é uma responsabilidade do autor, para que ele não veja a obra que ele ama tanto como uma merda nos cinemas.
Então quando você for ver um filme de um livro e ele for muito ruim, pense nisso, pense se o autor deu a devida importância e atenção para aquilo, porque quando a merda estourar no ventilador e um filme lixo for lançado, a culpa do fracasso com certeza será jogado para o estúdio e para os diretores e produtores dela, e não para outras pessoas que preferiram não fazer nada e deixaram o filme ficar ruim. Obviamente ninguém quer se responsabilizar pelo monstro bastardo que algumas adaptações de livros são e preferem esquece-las, infelizmente nós, como fãs, dificilmente nos esquecemos.
 PS: Não se esqueçam de CURTIR a Fanpage do Blog na coluna lateral do blog. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.