quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Qual animação é melhor, as antigas ou as atuais?

As tecnologias e os programas evoluem a cada dia, e isso é uma regra em quase todas as áreas existentes em nosso mundo. Mas quando se trata das animações de animes, essa evolução causa certa divergência, alguns preferem os traços antigos, outros preferem os estilos atuais. Mas afinal, qual animação é melhor, as antigas ou atuais?

As animações assim como outras tecnologias como a informática e as telecomunicações sofreram uma grande evolução ao longo do tempo. Se antes os animadores precisaram desenhar frame a frame para assim produzir uma animação, hoje softwares e programas destinados a isso deixam tudo muito mais fácil, mas muitos preferem as animações antigas.

Os que preferem os animes antigos defendem que os softwares atuais afetam a produção artística do anime deixando tudo muito industrial, tirando o efeito da arte e transformando a produção de animes em linhas de produção. Não há mais o traço do autor, não há mais estilos próprios que dão a alma da obra, tudo fica melhorado pelos computadores e tudo isso que faz parte do interior do anime morre com eles.
Comparação da versão antiga e atual do anime Hunter X Hunter.
Outros, que acham os animes atuais melhores, dizem que as animações aumentaram em muito a qualidade com os softwares próprios, criando animes com imagens lindas, cores vivas e movimentação fluida, os animes atuais ganham em aparência.
Mas não podemos nos esquecer da história, da dublagem e do próprio desenvolvimento dos personagens de um anime, um anime não se faz apenas de gráficos e é nesse ponto que os animes antigos ganham. Séries como Yu-Gi-Oh!, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Blayblade, Digimon, Pokemon, entre outros traziam enredos bons e personagens cativantes, as lutas eram memoráveis, e a cada episódio ficávamos com aquele desejo de quero mais. Hoje em dia, a maioria dos animes é pouco inovadora e nos deixa uma sensação de dejavu, você assiste o anime hoje e amanhã nem se lembra mais dos personagens ou da história .

Não há como negar que animes antigos são melhores que os novos, vivemos num momento em que o mercado de animes está sobrecarregado com a grande demanda.

Se antes os animes nasciam somente em adaptações de mangás, hoje o grande hype em cima das animações japonesas criou uma demanda alta, que faz com que cada vez mais novos animes sejam feitos. Isso é ruim? Talvez não, mas antigamente um anime só era produzido após o mangá fazer um certo sucesso, e assim tínhamos um certo “teste”para virar anime, já que o mangá tinha que ser aprovado por editores e apreciado pelos leitores. É claro que havia animes ruins que faziam sucesso, a opinião das pessoas não deve ser levada tão a sério, mas convenhamos, mesmo que em algumas vezes falho, esse sistema servia como um teste primário para a história da obra.
Porque atualmente, com o crescimento que o mercado de animes está tendo, as adaptações de mangás não estão sendo suficientes para suprir a demanda, assim muitos animes originais estão sendo produzidos, isso em si não é algo ruim, mas em alguns casos nos proporciona obras horríveis, com enredo fraco, personagens ruins, mas com uma animação boa, que não é suficiente para fazer o anime ser bom e o pior, essas monstruosidades são feita por estúdios bons, como o deplorável Blade & Soul feito pelo grande estúdio Mad House.
Se antigamente um anime exigia um trabalho pesado, hoje isso se tornou mais fácil e até mesmo mais barato, assim recebemos uma enxurrada de novos animes a cada nova temporada, mas nenhum deles acaba ficando em nossa memória, sendo apenas uma diversão passageira.

Os animes antigos ganham em sua originalidade, grande paixão e nostalgia que nos trazem, mas as novas animações ganham em qualidade gráfica, porque mesmo que os traços ou o trabalho estilístico do artista não estejam sendo muito utilizadas, as cores, a arte e a qualidade das animações são sim muito superiores. Mesmo os efeitos 3D que a galera tanto odeia, se for utilizada de uma maneira inteligente traz cenas muito boas, como em Shingeki No Kyojin onde elas são usadas para uma melhor demonstração da mecânica e funcionamento daqueles trajes propulsores que eles usam e criam uma imersão maior no anime.

E a sua opinião? Qual tipo de animação você considera melhor, as antigas ou as novas? Faz diferença? Sente saudades dos animes antigos? Deixe sua opinião nos comentários.

PS: Não se esqueça de Curtir nossa página do FACEBOOK na coluna lateral aqui do blog. Até a próxima. \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.