quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sobre o Mid-Season da 1ª Temporada de Constantine: #SaveConstantine

"Você quis dizer a única série sobrenatural atualmente que presta?" Me perguntou o sábio Google quando eu fui pegar essa adorável imagem que ilustra esse post. E SIM, Constantine é a melhor série atual de assombração, demônio e essas coisas de Deus.


Eu me questiono se essa minha avaliação está sendo injusta, já que eu assisto Supernatural faz mais de 9 anos, e já estou um pouco saturado dos problemas que a série sofre, principalmente depois da 5ª temporada. Aí me aparece uma série novinha em folha, com um personagem carismático, que tem um sotaque maneiro e que tem um universo bem melhor desenvolvido e eu logo abro minhas pernas e declaro pro mundo que Constantine é melhor? Ok, eu posso estar sendo um cafajeste (essa palavra ainda existe?), mas é fato que a construção da mitologia do Supernatural é bem mal feita, já que por vezes eles se contradizem e são incoerentes na construção daquela realidade um tanto maluca.

Constantine tem uma mitologia própria muito forte e bem fundamentada, que tem origens nos quadrinhos desde os anos 80. Nessa primeira parte da primeira temporada eles preferiram trabalhar com pequenos casos, mas que tem uma grande ligação com o plot principal, que são as Trevas Ascendentes.

Os casos são bem bacanas e bem contados. Constantine tem uma personagem feminina forte, que é a Zed, a garota sensitiva, um personagem muito interessante e bem estruturado. Ela é o total contraponto do protagonista e por vezes eles entram em discussões sobre a ética ou a moral do nosso mago das ruas. E na maioria das vezes ela vence, mesmo que ele ignore isso as vezes, a Zed aos poucos está fazendo o John se tornar um pouco menos frio.

Nesses 8 episódios eu me diverti muito, ri, fiquei aterrorizado e senti raiva das atitudes egoístas e egocêntricas do John. O fim do episódio 8, algo feito obviamente para, além de chocar, criar uma expectativa para a segunda parte da temporada funciona muito bem, criando um desejo quase inevitável de querer construir uma maquina do tempo para conseguir assistir o resto. O sequestro da Zed é uma pequena introdução para as origens da personagem, algo que nós não conhecíamos até agora. E a cena do John, que pode significar a sua morte, e que é interessante (será que teremos um arco do John no inferno?), séria muito foda. Ou simplesmente o Chad pode aparecer matando o monstro e salvando o dia (algo não tão legal).

De uma forma ou outra minha expectativa aumentou ainda mais após escrever esse texto. Espero que a segunda parte da temporada seja tão boa quanto essa primeira. Eu já estou participando da campanha para tentar chamar atenção para a série, para que ela não seja cancelada, como alguns rumores indicam. Participe você também twittando ou falando sobre isso em suas redes sociais. Enfim...

#SaveConstantine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.