sábado, 24 de janeiro de 2015

[Conhecendo] Suisei No Gargantia.

Resgatando as origens humildes do “Conhecendo”, quando nosso objetivo era dar algo como uma sinopse aprofundada, sem spoilers, de alguma obra maluca, dizendo se vale ou não a pena assistir. Assim resgato das cinzas do baú da felicidade dos animes Suisei No Gargantia (e nem tentem a piadinha da “Gargantia profunda” que já foi mais usada que camisinha no Carnaval).

Então, Suisei trata-se de uma obra de Mecha (que é quase um gênero de animes, essa merda) que lançam milhares de animes a cada nova temporada (e que a maioria é uma merda inacreditável), mas não é o caso desse anime.

Ele se passa num futuro em que a humanidade migrou para o universo longínquo e vive numa guerra constante com uma raça maluca de “aliens” que disputa com eles o controle de planetas.
É nesse momento que conhecemos Jared Leto, um ~insira aqui a patente militar whatever dele~ que tem como aliado um Mecha com grande inteligência artificial (algo que lembra a dinâmica dos filmes do Homem de Ferro; o que gerou o carinhoso apelido de Jarvis Japa pro Chamber, o robô de Leto). 

Pois bem, ele está prestes a entrar numa batalha contra os inimigos extraterrestres quando Chamber o avisa que, por seu incrível desempenho ao longo dos anos, ele agora terá direito de ir ao planeta onde os humanos vivem e poderá casar com alguma moça e tals (algo que lembra o modelo Spartano, no passado). Nesse momento Leto responde algo como “Mas por que eu faria algo como isso? Por que eu iria pra lá?” e isso engancha no início da história.

Ele é sugado por um buraco no espaço-tempo e cai no planeta terra, que está inundado até o talo. Ele é encontrado por alguns humanos, que os levam até as arcas, espécies de complexos, que ligam vários navios e embarcações e formam uma grande cidade que navega por ai sem rumo; o lar dos seres humanos agora.

E a história assim começa, tratando-se do desenvolvimento do Leto, que apesar de ser jovem, nasceu e foi criado para ser um soldado perfeito. Ele não entende um mundo de relativa paz, já que batalhas são coisas normais para ele – o que explica sua reação a promoção que ele recebe no início do episódio. Assim, ele começa a conviver com os humanos, no início numa relação de medo, já que ele é um albino que caiu do céu e tem um robô gigante e falante.
Duas figuras um tanto assustadoras. Ainda mais em um mundo pós-apocalíptico.
Essa relação é muito bem feita, algo até inesperado para um anime, que na maioria das vezes peca em coisas como essa. Temos várias cenas onde a comunicação é dificultada por causa das línguas diferentes. Há também aquela relação de medo/tentativa de se comunicar com algo estranho a eles. Tudo feito com calma.

E é basicamente assim que o anime se desenvolve, tratando desse desenvolvimento do Leto num mundo diferente, com pessoas diferentes. As coisas acontecem e fazem total sentido e ajudam em seu crescimento como pessoa.

Algumas pessoas criticam Suisei No Gargantia por ser feita com base numa estruturação de roteiro bastante famosa. Se você prestar atenção nos plot points, a estrutura te lembrará de filmes como Dança com Lobos ou Avatar, por usarem o mesmo “modelo” de roteiro. Mas eu não concordo em criticar negativamente o anime apenas por isso. Estrutura de roteiro não faz uma obra boa, se não houver uma história bem feita e personagens interessantes o filme/anime ficará uma merda. Uma casa pode ser feita sobre o mesmo alicerce, mas se ela ficará boa e bela, ou feia e ruim vai depender do que vem depois.
Percebe-se que é um anime quando a pirata sinistra anda seminua com duas servas, ambas também seminuas amarradas como escravas, porém felizes.
Mas não pensem que Suisei é um anime perfeito. Poderia chegar perto, mas algo atrapalhou. Não darei spoilers, fique tranquilo, mas falarei de modo geral do que acontece. A parte final do anime é muito problemática. Não que o final em si seja ruim, mas o modo que aquilo foi construído é que é o problema.

Da uma impressão que o anime tinha muito mais história para contar, mas que foi cortada pela metade, sacóe? Tipo, tem muitos animes que se especializam em enrolar e encher linguiça, apenas para esticar a obra (algo até bem frequente em animes grandes). Mas aqui foi o contrário, Suisei teve pouco tempo para desenlvover uma história e um universo que poderia ser bem melhor explorado. Mas tudo meio que foi cortado e o final acontece de uma maneira corrida, talvez porque eles não tinham mais tempo para fazer o final. Assim tudo pareceu jogado, com pouco desenvolvimento.
Vemos muitos animes que transformam pouca história em 25 episódios, já Suisei, que tinha história que ocuparia esses 25 episódios tranquilamente teve que se contentar com apenas 13 episódios e isso acabou prejudicando o enredo.

Enfim, Suizei No Garantia é um bom anime, muito divertido, uma boa ficção cientifica (que brinca com coisas reais ao mesmo tempo que trata de coisas viajadas de uma maneira bem intrigante). Tem um humor equilibrado e uns fanservices que são até legais (e olha que eu abomino esse tipo de coisa, mas aqui foi bem colocado). Eu até recomendaria com todas as minhas celulas, pois me diverti muito, mas o fim que considero prematuro me faz colocar certas ressalvas. Mas vale a pena ver sim, vai lá rapá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.