segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

[Conhecendo] House of Cards.

Começando mais um “Conhecendo” maroto, sem spoilers, de uma das minhas séries favoritas. House of Cards.
House of Cards pra mim é como um Game of Thrones versão moderna. Sério, a parada é tão tensa quanto e se estrutura num jogo doentio de poder, tentando ocupar o cargo mais alto (que não inclui tronos espinhosos), mas a cadeira de Presidente dos E.U.A. O que são os 7 reinos perto disso?

Nessa série acompanhamos Francis Underwood, uma espécie de deputado líder da bancada, ou uma “babá” dos políticos, como ele diz num dos episódios. O Frank é um ser arrogante e cruel, um verdadeiro filho da puta de marca maior, que faz de tudo para conseguir o que quer, manipulando tudo e a todos (parece uma descrição de um vilão, né? Pois é exatamente isso que ele é).

Junto de sua mulher, igualmente sociopata, eles bolam um plano mirabolante para se vingar do novo presidente dos States, que prometeu uma vaga fodona para o Frank, mas acabou escolhendo outro para o lugar, deixando-o em seu antigo posto (o qual ele não gosta). Assim, ele pretende foder com todos num jogo maluco de intrigas e manipulações para assumir o posto mais alto, ou pelo menos conseguir sua vingança.

A série é muito bem produzida, tecnicamente falando. Você percebe o esmero da produção e de todo o elenco, já que em todas as cenas é perceptível um nível de qualidade que enche os olhos. Os atores também estão de sacanagem, principalmente o Kevin Spacey, que interpreta o Frank. Ele recentemente ganhou um globo de ouro por sua atuação na série (mais que merecido, já que o Frank consegue ser um personagem mais complexo e real do que muitas pessoas reais por ai).

Kevin ganhando o Globo de Ouro, por melhor ator de séries de Drama:

O roteiro é completamente bem estruturado. Todos os plots e subplots aparecem e os arcos se desenvolvem de uma maneira tão lisa e dinâmica que é até complicado acompanhar tudo e não esquecer alguns nomes de personagens ou empresas, empresários ou assistentes.

Um dos lances mais bem colocados dessa série é a quebra da 4ª parede feita pelo Frank em diversas cenas. É muito legal quando ele fala alguma característica de um personagem, ou alguma coisa que ele acha que vai acontecer e quando acontece ele dá aquela olhada de esguelha mirando a câmara, como que falando “Eu não disse?”. Ou a cara de insatisfação ou descontentamento em momentos ruins, é excelente. Os próprios monólogos que ele insere como narrações são muito divertidos, porque nos passa uma proximidade muito interessante com o personagem.

House of Cards (HoC) poderia ser facilmente classificado, (se os Classificadores quisessem), como uma série de terror. É sério, HoC te assusta e te põe um medo psicológico digno dos melhores filmes desse gênero. É quase como uma montanha russa. Um terror controlado. Você vê todo aquele mundo sujo da politica, todas aquelas tramas e todas as atitudes não humanas que o Frank toma faz com que você deixe de ter um pouco de fé na humanidade.

Eu perco 10% de fé na humanidade por episódio de HoC...

E já houve episódio que quando terminou, eu só conseguia fitar vidrado os créditos, sem acreditar que tamanha escrotidão era possível. (Se você espera a Era da Escrotidão, com iguanas gigantes e homens com tanga de texugo; a verdadeira era da escrotidão já começou amigo, na política).

O que mais me assusta é pensar que isso é apenas uma série e, como uma ficção, é uma visão até um pouco melhorada da realidade. E pensando no nosso país, o Brasil, onde a realidade política é ainda pior que a Americana. Só consigo pensar no número de “Franks” que devem existir lá em Brasília. Isso sim é assustador. Se fizerem um HoC versão Brasil, acaba-se de vez minha fé na humanidade.

Enfim, se você quer passar por essa experiência maravilhosa, numa obra que não se prende a nenhum taboo ou limitação. Com uma história complexa e impecável, atuações memoráveis e medo permanente. Como em todo “Conhecendo” eu digo se recomendo ou não a obra; então vou dizer nesse também: EU RECOMENDO 100% House of Cards.

Nessa última semana saiu o trailer pra 3ª temporada, que será lançada no final de fevereiro. Dá uma conferida:

ExPoilers futuros da 3ª temporada baseados em rumores da internet que não valem porra nenhuma (Selecione a parte branca para ler):
Alguns fãs da série acham que, agora que Frank se tornou o presidente e alcançou o posto mais alto, começará seu declínio. Que talvez as coisas se compliquem, como mostram o trailer e que Claire, com o incentivo externo, mate o Frank. Seria legal terminar a série assim, já que ele merece sim um fim digno de vilão; a morte. Assim como o Walter White, o Frank já está tão no lado negro que merece um final impactante. Acho que esse rumor faz sentido, mas confio muito na Netflix e sei que eles nos darão o melhor fim possível. O que vocês acham que irá acontecer na 3ª temporada? Se é que a série irá acabar nessa temporada, né. Fale ae nos comentários...


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.