segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[Ex News] Desconstruindo o roteiro de "A Game of Thrones" vazado recentemente pela Waterstones.

Recentemente...mente...mente uma livraria inglesa chamada Waterstones divulgou o que muitos canais de comunicação dizem erroneamente se tratar do roteiro original de ACdGeF. O roteiro é sim real, mas esses canais dizem (para chamar atenção) que aquele roteiro tem algumas partes finais das Crônicas de Gelo e Fogo que acompanhamos agora, mas não. Houve muitas mudanças, mesmo que algumas das coisas que estão lá possam acontecer, não é muito provável, por se tratar de um esboço do que seria a série de livros que se ampliou e mudou muito, como podemos perceber.

Se você não faz idéia do que eu estou falando, entenda tudo NESSE LINK.

Enfim, nesse post vou comentar os plots desse roteiro vazado.


Primeiro vemos o George R.R. Martin comentando que não faz esboços dos seus livros, pois assim ele não perde o interesse nele. Isso talvez explique todas as mudanças que ocorreram nos livros a partir desse roteiro. Por não saber inteiramente o caminho, muitas vezes ele trocou as vias trazendo certas mudanças.

Ele explica sobre os 3 grandes conflitos da série:
  1. O grande conflito entre os Starks e os Lannister e o jogo dos tronos em volta disso.
  2. A ascensão da Daenerys em Essos.
  3. A guerra contra os White Walkers (sendo chamado de clímax final da série, o que faz completo sentido).

Depois ele fala sobre sua estratégia de narração (os capítulos com pontos de vista). Algo interessante veio logo depois, quando ele fala sobre 5 personagens que SÃO sim os principais da série. Eles são Tyrion, Arya, Bran, Daenerys e Jon Snow.

Lembrando que esse roteiro contava a história da trilogia como era planejada pelo George Martin, então eram muito menos personagens e tramas, assim não são citados nesse roteiro personagens Tyrells, Greyjoys ou Dorneses.

Então ele começa a explicar a trama do primeiro livro “A Game of Thrones”, falando da treta dos Lobos VS Leões. Finalizando de forma parecida com o real, mas contando com uma diferença grande, já que é dito que antes de ser pego o Ned ajuda sua filha Arya e Catelyn a fugirem para o norte, o que pode dizer que nessa versão a mãe dos Starks estava em Porto Real junto do Ned?
Ele fala sobre membros de lealdade incerta, sendo eles Sansa Stark e Tyrion Lannister (algo que acontece também na trama que acompanhamos). A história do Bran é a mesma, quando ele acorda e se volta para o lado da magia. O Robb convoca seus vassalos e parte para a guerra, porém nesse momento há muitas diferenças...

Pois a Sansa iria se casar com o Joffrey e lhe dar um filho herdeiro do trono de ferro. Esse Joffrey dessa versão parece ser menos covarde do que podemos ver nos livros, já que ele iria para a guerra e seria mutilado pelo Robb Stark.

Infelizmente o George quer sempre fuder os Starks, mesmo nos roteiros antigos. Os Starks iriam perder a guerra e Robb seria morto numa batalha. O Tyrion iria sitiar Winterfell e depois iria queima-la (algo que não faz muito sentido, já que ele estava meio que amigo da Arya e da Sansa, mas talvez fosse algo a ver com um teste de lealdade para com os Lannisters).
Pq se faiz içu Tyriumm??
Na carta, essa foi a parte que mais chocou alguns fãs: Depois de perder seu castelo a Catelyn iria fugir com o Bran e a Arya para a Muralha, mas não encontraria refugio, já que os patrulheiros renunciam suas famílias quando vestem o negro e não podem tomar parte em uma guerra entre as Casas. Nesse ponto o Bran iria se estranhar com o Jon (pela recusa) e Arya iria perceber que está APAIXONADA pelo Jon. (sério tá escrito com essas mesmas palavras...). Entretanto, podemos tirar algo produtivo dessa parte, já que ele fala algo sobre uma revelação da paternidade do Jon no último livro (o que fez as teorias de R+L=J explodirem por ai).

Rejeitados pela partulha os três Starks iriam para lá da Muralha e seriam pegos por Mance Rayder, o rei pra-lá-da-muralha. Conseguiriam sobreviver com a magia de Bran, a espada agulha e com os lobos gigantes, mas Catelyn seria morta pelos Outros (e provavelmente voltaria como uma White Walker, de qualquer forma ela é uma zumbi).
"mrrrmrmmmrrrrmmmrrr" -- TRADUÇÃO: Alguém falou de mim?
Ele fala sobre a Daenerys e o plano de Viserys, que é igual ao que foi publicado. Assim o Viserys morre e Daenerys não se esquece e cria uma vontade de vingança contra Khal Drogo. Quando fosse o momento certo ela iria mata-lo e fugiria com um amigo, provavelmente o Jorah, para o deserto e seria perseguida pelos Dothrakis, mas conseguiria chocar um ovo de dragão e faria os Senhores dos Cavalos se ajoelharem perante ela, formando seu exército.

Podemos ver que a ascensão da Daenerys é muito diferente comparando com esse roteiro. Nos livros ela desenvolve um amor pelo Khal Drogo e sua morte se torna muito mais impactante junto do nascimento dos dragões. As maneiras de se conseguir seu exército também mudaram bastante.

O Tyrion parece ser o principal jogador do jogo dos tronos. Assim consegue tirar o Joffrey do poder, mas Jaime Lannister (com uma ganância brutal) toma o poder matando todos os herdeiros (inclusive o bebê da Sansa, penso eu, e também possivelmente seus próprios filhos, já que mesmo não sendo citado, acho que o lance do incesto devesse existir nessa versão). O Jaime ainda coloca a culpa no Tyrion e ele começa a ser cassado e troca de lado, lutando pelo Starks. Uma paixão começa a nascer no pequeno anão pela Arya, mas não é reciproca. E um triângulo amoroso aparece, algo bem escroto e que na magnitude que a obra está agora, não faria nenhum sentido. Mesmo assim uma rivalidade nasceria entre o Jon e o Tyrion.

Depois vemos um paragrafo que falava sobre o segundo livro, que foi censurada por quem publicou a carta (que deve conter alguns plots que podem ser usados pelo George na série atual, quem sabe?).

Enfim, essa carta foi bem bacana para quem gosta de série, pois pudemos ver a evolução que as idéias do George Martin tiveram ao longo dos anos. Retirando alguns clichês e ampliando a magnitude da série e do mundo, explorando outras casas e outras cidades livres. Para quem é entusiasta de roteiro (como eu), escritor amador ou something like this, essa carta é bem interessante, pois vemos de uma forma aberta a estrutura geral da série, que mesmo com certas mudanças, continua a mesma.

Deixe seu comentário falando sobre qual plot você achou mais estranho nessa versão do roteiro.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.