quinta-feira, 17 de julho de 2014

Projeto de Criação #1 | Os 3 atos, pilares da ficção.

Olá pessoas, sejam bem vindos a nova categoria aqui do blog, Projeto de Criação. Nesses posts eu falarei sobre o processo criativo de histórias para livros, contos, quadrinhos e outras coisas.
Primeiramente gostaria de deixar claro que as dicas ou informações colocadas aqui não garantem o sucesso de sua obra, ninguém tem uma formula para o sucesso, tirando o Dan Brown, e mesmo se tivesse não compartilharia assim, portanto tudo escrito aqui faz parte das coisas digamos básicas para a criação de histórias, e que ajudarão muito as pessoas que estão à procura de ajuda para melhorar suas obras.
Nesse primeiro post falarei do pilar das histórias, a estrutura de 3 atos que está presente na maioria das obras. Usarei como exemplo o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal por ser bem conhecido.


Tudo tem que ter começo, meio e fim. Baseado nesse pressuposto nasceu a estrutura dos 3 atos. É a mesma estrutura das redações argumentativas da escola, ou seja, se trata de introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro ato se trata da apresentação do mundo onde tudo aquilo acontece. Mesmo que a história se passe no nosso mundo comum, pode ser introduzidas mudanças politicas, ou até mesmo ser retratado a pura realidade que muitos talvez desconheçam e que serve como o universo próprio daquela obra. Nesse momento também é apresentados os personagens, o conflito principal também aparece, sendo o problema que move o plot.
Ex: Harry é apresentado morando com seus tios. Hagrid aparece contando para Harry que ele é um bruxo e que deve ir para a escola de bruxaria, esse é o conflito, algo que tira o personagem da normalidade, da rotina comum da vida. Ele aceita o convite e vai para o beco diagonal, onde é introduzido o mundo especial que está escondido do resto das pessoas, algo comum em obras de fantasia. Ele junto com o leitor é apresentado ao mundo dos bruxos e conhece outros personagens.

O segundo ato se trata do desenvolvimento da história. Depois que o problema aparece é preciso que alguém resolva, e normalmente a pessoa responsável por resolver o problema é o protagonista da história. É nesse momento que os laços entre os personagens ficam mais forte, porque eles passam por momentos complicados, como lutas, tiroteios, batalhas, guerras, fugas, prisões, etc. A história se desenvolve até que chega a hora H, o momento de resolver o conflito.
Ex: Harry observa o misterioso pacote que Hagrid pegou em Gringotes, depois de outros acontecimentos eles começam a investigar aqueles mistérios envolvendo a pedra, que é o principal conflito da história. Tudo que acontece na escola como aulas, brigas, partidas de quadribol, e o resto das investigações se tratam do segundo ato, onde o mistério e a história são desenvolvidos.

E nesse momento se inicia o terceiro ato. Quando o protagonista após passar por todas as dificuldades do ato 2 chega finalmente no ápice do conflito. Na sua última tentativa de parar o protagonista, o vilão causa a batalha final, assim sendo o clímax da história. Depois dela o protagonista, ou o grupo principal consegue finalmente resolver o problema, o conflito principal. Nesse momento a trama deve ser fechada, as pontas soltas devem ser amarradas, os plots secundários devem ser finalizados e assim a história termina.
Ex: Quando Dumbledore não está na escola e Harry desconfia que Snape roubará a pedra filosofal, chega o momento de resolver o conflito, de impedir que a pedra seja roubada. Então eles vão com tudo passando pelos desafios, como a partida de xadres, o teste das poções que não tem no filme, e assim Harry chega finalmente na hora H. É quando ele confronta o professor e descobre que não é o Snape. Valdemort também aparece na sua última tentativa de impedir que Harry pare seu roubo, e então acontece a batalha final. Depois da batalha, o conflito principal é resolvido, e assim chega o momento de amarrar as pontas, que é caracterizado pela conversa com Dumbledore. Há também a resolução de plots secundários, como a vitória da Grifinória no campeonato das Casas, a inocência de Snape. Depois disso a história acaba.

Esse pequeno resumo não é nada comparado a Jornada do Herói (que terá um post só sobre ele), não é algo tão detalhado, algo tão formulado. Esse resumo dos 3 atos serve para constatar que a grande maiorias das obras segue esse mesmo principio, algo que é normal, já que a arte expressa de outras maneiras questões inerentes ao ser humano. Quem nunca estava tranquilo até que um problema acontece e a partir dai tem que entrar numa verdadeira jornada para resolver, como problemas com o trabalho, o carro, vida pessoal e etc. A histórias dos livros e filmes são apenas uma maneira mais divertida de tratar desses dilemas da nossa vida, que nos faz sentir empatia por um personagem, porque a situação sua e a dele são a mesma, apenas ilustrada de uma maneira diferente.
Enfim, outros posts sairão em breve falando sobre a organização de idéias, estruturação do enredo, criação do roteiro, pesquisa, e outras questões sobre a arte de criar e escrever histórias. Não percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.